CRP-23 em parceria com núcleo de mulheres negras realizará evento em torno do debate racial

 

diadamulhernegralatinoamericanaecaribenha_reproducao64526

 

‘O compromisso social da Psicologia com as questões raciais: Contribuições e Desafios’ é tema do evento que será realizado pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas do CRP-23 no dia 20 de julho.

Aproveitando o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, celebrado internacionalmente em 25 de julho, um grupo de mulheres negras do Tocantins, articulado através do núcleo ‘Lélia Gonzáles’ da Marcha Mundial das Mulheres, organiza a programação intitulada ‘Julho das Pretas’. Trata-se de uma agenda de atividades que discute e reivindica pautas do feminismo negro.

Unido à essa programação o CRP-23, através do CREPOP, realizará um evento direcionado à categoria para discutir as questões raciais, fazendo um recorte para a realidade da mulher negra e o papel da psicologia neste contexto.

A psicóloga Carmen Hannud, assessora de Pesquisa em Psicologia e Políticas Públicas do Centro de Referência local e organizadora do evento, explica a importância do debate para os profissionais da psicologia:

“É importante trazer o debate de raça para a nossa ciência e profissão. As mulheres negras representam um dos grupos com maior vulnerabilidade social. Precisamos olhar para essas mulheres a partir da realidade delas e para conhecer essa realidade precisamos ouvi-las. Desta forma o evento vai priorizar o protagonismo das mulheres negras tanto para o debate sobre o feminismo negro quanto para o papel da psicologia no que se refere as questões raciais.”

O evento é gratuito e será realizado na sede do CRP-23 no dia 20 de julho a partir das 19h. As vagas são limitadas, os interessados devem realizar a inscrição na página do evento: ‘O compromisso social da Psicologia com as questões raciais: Contribuições e Desafios’ .

Confira a programação completa:

19h – abertura (CRP-23)

19:10 – mística

19:20 – Palestra: ‘Feminismo Negro: A luta das mulheres no combate ao racismo’ (Janaina Costa Rodrigues, assistente social, articuladora do Núcleo Lélia Gonzáles e do evento ‘Julho das Prestas’)

20h – Palestra: ‘Psicologia e o Debate Racial: Aproximações Necessárias’ (Izabela Ferreira dos Santos, psicóloga CRP-23 999)

20:40h – roda de debate

21:40 – encerramento (coffe break + apresentação cultural)

*Certificado de 3h emitido pelo CRP-23

 

Participe também da programação do ‘Julho das Pretas’:

22 de julho, 19h – Roda de Conversa no Ginásio Ayrton Senna

25 de julho, 8h – Audiência Pública no COMPIR (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial), 8h

25 de julho, 14h – Reunião de reivindicações na UFT

Comente via Facebook

Comentário(s)