CRP-23 e ABEP/TO avaliam atividades de formação em Psicologia no período da pandemia

REUNIÃO ABEP CRP.jpegsite

Na última terça-feira, 13 de agosto, o Conselho Regional de Psicologia do Tocantins (CRP-23), representado pela conselheira secretária Mariana Miranda Borges (CRP 23/784), participou de uma reunião virtual com o núcleo Tocantins da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP-TO).

O encontro aconteceu com o objetivo de realizar uma avaliação sobre as atividades e eventos realizados no período de pandemia, referentes ao ensino em Psicologia, e também para pensar ações que possam estruturar as questões de saúde mental dos estudantes e docentes.

Durante a reunião, as entidades propuseram a realização de uma série de debates sobre avaliação psicológica e a organização de um documento que seja complementar à cartilha de avaliação psicológica.

Na ocasião surgiu ainda a ideia de pensar uma proporcionalidade para ser aplicada aos estágios em ênfase, em razão de algumas lacunas deixadas pelo Seminário Nacional sobre Formação em Psicologia no Contexto da COVID-19, no qual não foram apresentadas orientações específicas para os estágios básicos e nem definida como será aplicada a proporção entre atendimentos presenciais e didáticas/atendimentos a distância para a realização dos estágios na modalidade remota. Lembrado que existe uma disparidade na forma de aplicação dos estágios básicos nos cursos de Psicologia do Tocantins, o que dificulta uma orientação precisa, visto que algumas instituições trabalham atividades que estão relacionadas ao núcleo comum de atribuições do psicólogo e outras trabalham a partir das diversas áreas da atuação.

Sobre a saúde mental dos docentes e discentes, foram apontadas ações de fortalecimento das assistências educacionais das universidades de Psicologia e escuta aos docentes, com a intenção de coletar informações acerca da condição de saúde no trabalho.

Participaram da reunião representando a ABEP-TO, o psicólogo Eder Ahmad Charaf Eddine (CRP 23/1465), coordenador da atual gestão do núcleo, e as membras Cristina D’Ornellas Filipakis Souza (CRP 23/844), psicóloga, e Maria Isadora, acadêmica de Psicologia.

 

Comente via Facebook

Comentário(s)