CRP-23 convida categoria e comunidade geral para lançamento do livro ‘Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs’ no Tocantins

WhatsApp Image 2019-12-02 at 14.50.22

O Conselho Regional de Psicologia do Tocantins (CRP-23) convida psicólogas, psicólogos e comunidade geral para participarem do lançamento do livro ‘Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs’. A publicação, produzida pelo Sistema Conselhos de Psicologia e organizada pela Comissão de Direitos Humanos do CFP, será lançada no Tocantins na próxima sexta-feira, 06 de dezembro, às 19h, no auditório do Memorial Coluna Prestes, localizado na Praça dos Girassóis em Palmas/TO. O evento fará menção ao Dia dos Direitos Humanos celebrado internacionalmente no dia 10 de dezembro.

‘Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs’ apresenta um mosaico de histórias de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais (LGBTIs) que retratam os intensos sofrimentos ético-políticos e os processos de resistência decorrentes de diversas formas de violências, preconceitos, injustiças e exclusão.

“Cotidianamente, no Brasil, seres humanos são vítimas de discriminação, violências e assassinatos apenas por manifestarem orientações sexuais e expressões de gênero não heterocis. Com esta publicação, esperamos contribuir com a reflexão a respeito do tema e, ao mesmo tempo, combater preconceitos que trazem sofrimento, violência e exclusão.” (Tentativas de aniquilamento de subjetividades LGBTIs / Conselho Federal de Psicologia. – Brasília, DF : CFP, 2019. P.14)

A publicação foi lançada pelo Conselho Federal de Psicologia em junho deste ano durante o VI Encontro Nacional das Comissões de Direitos Humanos do Sistema Conselhos de Psicologia que acontecia em Brasília/DF.

No Tocantins a atividade será realizada em formato de Mesa-redonda com o tema ‘As tentativas de aniquilamento das subjetividades LGBTIs e sua relação com os Direitos Humanos’ e contará com a participação da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/TO, Comissão Especial de Direitos Humanos do CRP-23, Associação de Travestis e Transexuais do Estado do Tocantins (ATRATO), e das psicólogas Carmen Hannud Carballeda Adsuara (CRP 23/1373) e Lilian Julian da Silva Guimarães (CRP 23/1883) que participaram do processo de coletas de dados local para a produção do livro.

Segundo a psicóloga pesquisadora do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP/TO), Stéfhane Santana da Silva (CRP 23/1223), “será uma noite muito importante para debatermos a relação entre psicologia, direitos humanos e o sofrimento das pessoas que integram a comunidade LGBTQI+, visando também o fortalecimento da luta pela garantia de direitos dessa população.”.

A atividade é gratuita e aberta ao público. Os interessados já podem realizar as inscrições através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScdq_sLYATKhawtIpxdW19BJkecYBlbJNUn5ZKPeuC4fCv3Gg/viewform

Comente via Facebook

Comentário(s)