Conselheiro do CRP-23 representa regional na 15ª Semana do 18 de Maio, em Araguaína

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Representando o Conselho Regional de Psicologia 23ª Região (CRP-23), o conselheiro suplente Pedro Paulo Valadão Coelho participou da 15° Semana do 18 de Maio, ocorrida no município de Araguaína. O evento, alusivo ao dia nacional da luta antimanicomial (dia 18 de maio) foi promovido pala Rede de Atenção Psicossocial de Araguaína com o apoio e participação do Centro Universitário ITPAC por meio dos seus cursos de Psicologia, Enfermagem e da Liga Acadêmica de Psiquiatria, do curso de Medicina.

No dia 17 de maio, o representante da autarquia esteve presente na mesa redonda que debateu o tema Avanços e Desafios da Saúde Mental. O conselheiro apresentou a palestra intitulada “Internação Compulsória e a Luta antimanicomial”, levando em consideração as posições adotadas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e o pelo sistema conselhos sobre a temática.

De acordo com o psicólogo Pedro, o intuito da palestra foi apontar que, apesar de avanços ao longo dos últimos anos, a luta antimanicomial ainda continua. O representante apontou “que a prática da internação forçada de dependentes químicos, enquanto política de saúde pública, por vezes utilizada de maneira acrítica nos últimos anos, constitui-se grave afronta aos Direitos Humanos, e, principalmente, ao princípio da dignidade humana”, explica.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Comente via Facebook

Comentário(s)