Conselheira representa CRP-23 durante o IX Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos

Nos dias 27 e 28 de maio a conselheira Mariana Miranda Borges representou o CRP-23 durante o IX Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos. A ação foi realizada em Brasília/DF para celebrar os 25 anos da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia. O evento contou com a participação de quase mil pessoas na modalidade online e cerca de 150 presenciais vindas de diferentes localidades do país.

Com o tema ‘Radicalizar o Direito à Vida é Semear Futuros Possíveis’, a programação foi construída através de conferências, diálogos, atividades culturais, premiações e celebrações transmitidas pelas redes oficiais do CFP. As atividades abordaram temas atuais relacionados aos direitos humanos, como o uso de desinformação para manipular as subjetividades e o compromisso ético-político das Comissões de Direitos Humanos do Sistema Conselhos de Psicologia.

Segundo a conselheira Mariana Miranda: “O evento proporcionou discussões que evidenciaram os maiores alvos de morte na sociedade e propôs tarefas para que os mesmos possam continuar existindo.”.

A última atividade do Seminário Nacional de Direitos Humanos marcou a entrega do Prêmio Profissional Virgínia Bicudo. Na ocasião foram premiados nove trabalhos teórico-técnicos apresentados com o tema “Práticas para uma Psicologia Antirracista”. Na região norte foi premiado o trabalho “Afrocentricidade silenciada e os impactos resultantes à saúde mental da população negra na contemporaneidade”, produzido pela psicóloga Tess Rafaella Lobato de Oliveira (CRP 10/3894), no eixo: Raças e identidade étnico-racial.

(com informações do Conselho Federal de Psicologia)

Comente via Facebook

Comentário(s)