07 de abril – Dia Mundial Da Saúde

dia mundial da saúde

Desde a década de 1950, o dia 07 de abril é lembrado anualmente como o Dia Mundial da Saúde. A data foi instituída pela OMS com o objetivo de promover a conscientização das pessoas sobre a importância de equilibrar o bem-estar físico, mental e social. No atual cenário, onde vivemos uma crise global diante da pandemia da COVID-19 que já se prolonga há mais de um ano no Brasil e em grande parte dos países do mundo, se faz ainda mais necessária a luta pela garantia de respeito, dignidade e saúde pública de qualidade como direitos de todes, todas e todos.

Em 2021 a Organização Mundial de Saúde (OMS) lança a campanha “Construindo um Mundo mais Justo e Saudável” com o objetivo de abordar as desigualdades sociais escancaradas durante a pandemia e os impactos severos da falta de acesso a serviços de saúde de qualidade, principalmente para os grupos que já eram vulneráveis antes da COVID-19.

No Tocantins e na maioria das regiões brasileiras, infelizmente a realidade ainda é de aumento do grau de intensidade de transmissão e mortalidade pelo novo coronavirus. Diante disso, os sistemas de saúde, públicos e privados, assim como os profissionais da saúde, têm enfrentado enormes desafios na tentativa de garantir a preservação das vidas afetadas pela pandemia.

Sabemos que a precarização do Sistema Único de Saúde, intensificada pelo congelamento dos investimentos públicos nas áreas sociais, assim como a disseminação de informações incorretas quanto a prevenção, são grandes barreiras para o enfrentamento do coronavírus no Brasil. Por isso, mais do que nunca, é preciso agir em defesa do SUS e lutar por respeito, dignidade e celeridade no processo de vacinação, de forma a contemplar amplamente toda a população.

Comente via Facebook

Comentário(s)